Fala mister...

Depois do jogo de ontem de manhã e numa conversa animada surgiu a questão de quais as etapas de formação de um jovem que pratica futsal. Na altura dei a minha opinião contudo senti que provavelmente não fui suficientemente esclarecedor por isso decidi escrever este pequeno artigo sobre as etapas de formação de um atleta de formação de Futsal.
Não querendo contudo passar a ideia “certeza”, isto é uma mera reflexão alicerçada em alguma literatura da especialidade.
O Futsal de formação divide-se em 5 escalões de formação:
·        Petizes (4-6 anos)
·        Traquinas (6-8 anos)
·        Benjamins (6-10 anos)
·        Infantis (10-12 anos)
·        Iniciados (12-14 anos)
·        Juvenis (14-16 anos)
·        Juniores (16-18 anos)

Em qualquer um dos escalões os treinadores terão de ser capazes de responder a 4 pilares da preparação de um jogador e que fazem a diferença no processo evolutivo de atleta:
·        Físico
·        Técnico
·        Tático
·        Psicológico
Cada um destes pilares terá necessariamente de ser trabalhado de forma a funcionarem como um todo, contudo o fator psicológico é para mim um dos pilares que mais trabalho dá porque não existem respostas padronizadas e o treinador terá que saber lidar com cada atleta de forma diferente e especial se assim for necessário.

Iniciação – Petizes /Traquinas / Benjamins (4-10 anos)
Perfil Biológico - Os atletas tem um crescimento estável e progressivo, nesta altura vivesse o período correto para trabalhar as capacidades coordenativas, mais especificamente, coordenação e equilíbrio.
Preparação Física - Capacidades Motoras – No capítulo da força os treinadores não devem realizar trabalho específico, o trabalho deve ser focalizado em destrezas básicas e gerais. A velocidade devera ser estimulada ao máximo principalmente no capítulo da reacção e execução. A resistência deverá ser trabalhada de forma inconsciente através de jogos. A Flexibilidade é uma característica da idade que com o avançar (4-10anos) vai se perdendo mas que deve sempre tomada em conta na altura de preparar o treino.
Preparação Técnica – A base para fazer um bom jogador parte de muito contacto com a bola e de exercícios muito diversificados em que haja o célebre e importantíssimo “passe e receção”. Tudo baseado em jogos o treinador deve passar ao atleta conceitos relacionados com o futsal.
Preparação Tática – O jogador tem de apreender a diferenciar quem defende e quem ataca e conceitos muito simples de tática com situações simples e sem grande dificuldade. O treinador tem de compreender que o atleta não é obrigado a saber tudo a primeira e que a repetição é o motor do sucesso de algumas situações de jogo.
Preparação Psicológica – As crianças nesta altura são na grande maioria egocêntricas e vivem muito em torno de uma ideia de “bom jogador”. O maior desafio passa pela capacidade que o treinador deverá ter para estimular a capacidade de atenção que é muito baixa nestas idades. Os atletas nesta fase executam os exercícios de forma a imitar o treinador, os atletas na grande maioria das vezes executam mas não compreendem a consequência do mesmo, o objetivo passa por fazer bem.
Espero ter ajudado! Qualquer questão não hesite em colocar!

By  José Teixeira_Futsal Coach 08 de Março de 2010

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Imprevisibilidade e Incerteza

Vens ao Treino ou para o Treino?